terça-feira, 26 de maio de 2015

Classes(abstratas e concretas), Objetos, Métodos, Construtores, Vetor de Objetos e trabalhar o conceito de interface.

Exercício 1 - Utilizando a linguagem Java implemente todas as classes dos diagramas abaixo, encapsulando obrigatoriamente todos os atributos.


Observação:
a) O método calcularSalario()  da classe Empregado é abstrato.
b) O método calcularSalario() da classe Chefe retorna o valor do salarioMensal
c) O método calcularSalario() da classe Comissionado retorna o valor da seguinte expressão, salarioBase + comissao*quatidade.
d) Faça uma sobrecarga dos métodos construtores.

Exercício 2 - Crie um programa em Java para manipular um vetor de 5 objetos da classe Comissionado criada no Exercício 1. Neste vetor serão armazenadas as instâncias desta classe, lidas a partir do teclado. O programa deverá cadastrar e ao final exibir os dados(nome, endereço, salarioBase, comissão e o saláriofinal(salarioBase+comissão*quantidade), que é calculado pelo método calcularSalario(), para cada um dos objetos no console de saída). Neste momento é obrigatória a chamada do método polimórfico presente nessas classes.

Observação: utilize obrigatoriamente os métodos de manipulação do objeto para alterar, obter e calcular as suas propriedades, inclusive na hora de escrevê-las na tela.

Exercício 3 - Analise a situação descrita abaixo:

Sua empresa foi contratada para desenvolver um software para administrar os salários dos funcionários de uma instituição de educação. Seu corpo docente que é formado por Professores Estatutários e Professores Contratados. A seguir é apresentado um diagrama de classes e pacotes do software descrevendo algumas das características de cada:

Utilizando a linguagem Java implemente todas as classes dos diagramas acima, encapsulando obrigatoriamente todos os atributos.

Atenção:  Na classe Funcionario calcularSalrio() é um método abastrato. Na classe Professor o método calcularSalario() que retorna o valor da (cargaHoraria*valorDaHora). Na classe Contatado o método calcualrSalario() retorna o valor da (cargaHoraria*valorDaHora-inss). Na classe Estatutario o método calcularSalario() retorna o valor da (cargaHoraria * valorDaHora + trienio – rioprev).

Exercício 4 - Crie um programa em Java para manipular a classe Estatutario na questão número 1. Crie uma instancias desta classe. 

O programa deverá cadastrar e ao final exibir os dados(matricula, nome, cargaHoraria e  o salario. Os valores serão passados como parâmetros pela linha de comando.

Observação: utilize obrigatoriamente os métodos de manipulação do objeto para alterar, obter e calcular as suas propriedades, inclusive na hora de escrevê-las na tela.

Exercício 5 Utilizando a linguagem Java implemente todas as classes dos diagramas abaixo, encapsulando obrigatoriamente todos os atributos.
Fórmulas: calcularVolume()
Piramide: altura / 3 * lado
BaseTriangular: (base * base) / 2 * altura
BaseCircular: pi * raio * raio * altura

Exercício 6
Crie um programa em Java para manipular um vetor de 5 objetos das classes BaseTriangular e BaseCircular da questão anterior.

 

Charles Maquiavel

"Não há nada mais difícil do que se ter em mãos algo novo, nem nada mais perigoso do que conduzir por caminhos inéditos, ou incertos quanto ao sucesso, ao se tomar a dianteira na introdução de uma nova ordem das coisas."

Martha Gabriel

"Sábios nos encantam e estúpidos nos cansam. Os meios digitais apenas ampliaram o poder de ambos, mas a escolha de quem ouvir ainda é nossa."

Sou + vc na Estácio

A Universidade Estácio de Sá está com matriculas abertas para nosso próximo semestre 2016.3 EAD. Oferece 25% de desconto durante todo o primeiro semestre letivo. Não perca essa oportunidade!
Aproveite uma degustação, diversos cursos livres e grátis. Basta acessar o link: http://experimenteseusonho.com.br/Portal/Modules/Login/
 
Blogger Templates