segunda-feira, 31 de agosto de 2015

GST0070 - Estudo de Caso - Tomada de decisões: de volta ao básico - Aula 3

Há algum tempo, tive uma conversa com um acadêmico cujo expertise era em tomada de
decisões políticas e negociação. Descrevi meu interesse em analytics (uso da matemática
para tomada de decisões em negócios, em tradução livre), em tomada de decisões
automatizadas e também em sistemas de informação de forma geral.
“Imagino que as empresas com as quais você trabalha têm em mente algumas decisões
específicas a tomar quando elas colocam todas essas informações para funcionar, não?”,
disse ele.
“Não, na realidade, não têm”, respondi. “Perdemos a conexão entre o fornecimento da
informação e a demanda por ela para tomada de decisões”.
Excetuando o fato de que as empresas freqüentemente justificam projetos de TI alegando
que estes oferecem melhor possibilidades de tomada de decisões, há raramente uma
ligação direta entre as informações produzidas por um sistema específico e as decisões que
são supostamente tomadas baseadas nelas.
Quando meu velho amigo da Accenture Janne Harris e eu pesquisamos empresas sobre
seus sistemas corporativos em 2002 e novamente em 2006, tomar melhores decisões era o
objetivo mais frequentemente citado como justificativa para implementação de sistemas.
Claro, era uma resposta fácil de dar, considerando que nenhuma empresa, literalmente,
media a qualidade das decisões tomadas.
Ainda em entrevistas realizadas com essas empresas, não encontramos nem mesmo um
único esforço para, de fato, conectar as informações da empresa com a tomada de
decisões.
De que forma o fornecimento e a demanda tornaram-se desconectados? Deixe-me contar
como:
Um dos motivos é que vários sistemas implementados em nível corporativo são focados em
transações, não em decisões. Sistemas de gerenciamento de recursos humanos, por
exemplo, em vez de ajudar gestores a decidir quantos empregados um negócio precisa, são
utilizados para emitir folha de pagamento e monitorar as férias acumuladas.
Um segundo motivo é o fato de que os gestores nem sempre sabem quais informações e
conhecimentos estão disponíveis para ajudá-lo a tomar decisões.
Gestores também não são, normalmente, “amarrados” contabilmente para explicar como
tomam decisões; na melhor das hipóteses eles são apenas avaliados pelo resultado. Logo,
não há motivo para saber quais informações eles utilizaram de fato para tomar as decisões.
De que forma podemos restabelecer a conexão entre sistemas de informação e tomada de
decisões?

Fonte: Harvard Business Online, Março 2008. Davenport, Tom

41 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Para que seja estabelecida uma conexão entre os usuários do sistema de informação e a tomada de decisão é necessário que o usuário estabeleça a real informação que se deseja extrair do sistema, é importante que seja um bom entendedor do sistema para extrair da melhor forma possível, caso contrário serão gerados apenas relatórios padrões sem embasamento confiável para a tomada de decisão.
    Daniele Roos Araújo da Silva

    ResponderExcluir
  3. Estabelecer sistemas de informação que não sejam somente "banco de dados" mas também disponibilizadores de dados, as decisões programadas normalmente oferecem um grau de risco menor do que as decisões não-programadas. A tomada de decisão é muito mais do que o momento final da escolha, sendo um processo complexo de reflexão, investigação e análise.
    Andreza dos Santos
    matrícula: 201201392951

    ResponderExcluir
  4. Boa noite professor,
    Respondendo a pergunta do estudo de caso, eu e Luis Felipe respondemos:

    Partindo do sistema de processamento de transações onde são coletados os dados e posteriormente transformado em informações. Essa serão levadas para o sistema de informação gerencial o qual irá analisar as informações e serão agrupadas no sistema de informação estratégico onde a empresa irá tomar suas decisões, afim de obter vantagens competitivas.

    Turma: Analise de Sistema de Informação

    ResponderExcluir
  5. Falta um sistema intermediário que leve as informações do chão de fábrica para os gerentes, ou seja pegar as informações que são geradas desde o inicio e utiliza-las de maneira eficiente, assim as mesmas não serão perdidas e decisões poderão ser tomadas em todos os níveis, mas com uma maior segurança e com muito mais chance de acertos, pois estarão fundamentadas em informações seguras gerada pela própria empresa.

    ResponderExcluir
  6. É importante que haja um instrumento não só como um recurso tecnológico, mas também como uma solução para o negócio pra que seja gerado as informações necessarias para a tomada de decisão de forma estratégica.
    Nome: Teodósio Felipe - 200701214611 e Yasmin Lima - 20110214768

    ResponderExcluir
  7. Boa noite!
    Podemos restabelecer através dos processamentos de coleta de dados e após seu processamento. Usando o Sistema de Informação onde SPT será coletado os dados brutos de uma entidade, no SIG serão emitidos os relatórios gerenciais e no SIE serão processadas as estratégias através gráficas e tabelas, onde serão levados aos diretores e presidentes para a tomada de decisão.
    Mariane Ramos de Souza Lima – 2011.0204408-3
    Penha Aparecida Vieira de Andrade – 2012.0176784-9

    ResponderExcluir
  8. Pelo que entendemos há uma deficiência nos profissionais. Os dados são coletados e fornecidos aos gestores mas eles não sabem aproveita-los da maneira correta. A ligação entre sistema de informação e tomada de decisão é o gestor então é necessário que sejam feitos investimentos (capacitação) nestes profissionais para que eles consigam utilizar o sistema da melhor forma.
    Quedma Moreira de Souza
    Raphaela Gomes da Silva

    ResponderExcluir
  9. A efetividade da informação pode ser avaliada em termos do produto da informação, do uso da informação para trabalhos organizacionais, da utilização dos Sistemas de Informação pelos usuários e o impacto dos mesmos na empresa, especialmente no desempenho organizacional.
    A melhoria na tomada de decisões, por meio do fornecimento de informações mais rápidas e precisa, carga de trabalho reduzida, Melhoria no acesso às informações, propiciando relatórios mais precisos e rápidos, com menor esforço; são alguns dos benefícios com o reestabelecimento desta interação.

    ResponderExcluir
  10. Utilizando as informações não somente de forma matematicamente como um banco de dados apenas e sim utilizado com um sistema que englobe além dos dados numéricos, informações pertinentes a tomadas de decisões. Pois os sistemas costumam ser usados somente com a intenção de fornecer comparações e transações numéricas não avaliando outras possibilidades que estes números podem fornecer agregados a outros valores para tomada de decisões, podendo ser analisadas pelo nível estratégico da corporação.
    Renata Granja e Cíntia Rodrigues

    ResponderExcluir
  11. Identificar quais são as principais decisões que a empresa toma, identificar a frequência e o responsável por cada uma dela, fazer um fichamento e identificar a frequência e quais os riscos que ela pode causar.

    Igor Rodrigues
    Matrícula: 2013.01.168.122

    ResponderExcluir
  12. Boa noite prof. respondendo sua pergunta.

    No processo de trabalho, a tomada de decisão é considerada a função que caracteriza o desempenho da gerência. Independentemente do aspecto da decisão,
    esta atitude deve ser fruto de um processo sistematizado, que envolve o estudo do problema a partir de um levantamento de dados, produção de informação,
    estabelecimento de propostas de soluções, escolha da decisão, viabilização e implementação da decisão e análise dos resultados obtidos.

    ResponderExcluir
  13. Tem aumentado nas empresas o uso de sistemas informação para o auxilio na tomada de decisões. Toda interação da empresa com os ambientes geram dados importantes para serem analisados. A coleta primaria dos dados gerados em todo processamento e atendimento ao cliente, geram informações a serem analisadas pelos gestores, e os auxiliam na tomada de decisões.

    ResponderExcluir
  14. Há dificuldade de uma informação ser passada para o gestor quando o mesmo precisa tomar uma decisão de “desligamento” de uma certa quantidade de funcionários que estão produzindo na empresa. O sistema poderá ajuda-lo a tomar essa decisão filtrando o funcionário que chega atrasado, tem mais faltas não justificadas ,dá mais despesa com salário mais alto, enfim será um procedimento importante.

    ResponderExcluir
  15. Cada setor de uma empresa tem um determinado sistema que coleta os dados para gerar informações necessárias para geração de relatórios. Por exemplo num sistema contábil são alocados dados para a emissão de relatórios contábeis, que passa pelo administrativo para a emissão dos relatórios financeiros e assim ver a necessidade da empresa, transformando esses dados e gerando um único relatório para ser tomada a decisão certa, ou seja, um setor é interligado com o outro.

    ResponderExcluir
  16. NÃO EXISTE TOMADA DE DECISÕES SEM INFORMAÇÕES. O FATO DE USAR O SISTEMA DE INFORMAÇÃO, NÃO OCORRE, POR HAVER OUTROS MÉTODOS DE BUSCA, QUE NÃO SÃO TÃO EFICIENTES QUANTO AO SISTEMA, MAS MESMO ASSIM, MUITOS GESTORES PREFEREM, COMO POR EXEMPLO OS PRÓPRIOS COLABORADORES.
    A FORMA MAIS SIMPLES DE ISSO OCORRER, SERIA UMA CONSCIENTIZAÇÃO DE QUE A FUNÇÃO DO SISTEMA É A COLHEITA DE DADOS PARA TRANSFORMARMOS EM INFORMAÇÕES PARA AS NOSSAS TOMADAS DE DECISÕES.

    ResponderExcluir
  17. Colhendo dados, transformando esses dados em informações e repassando essas informações em forma de planilhas para os gestores, podemos chegar ao sistema SIE para tomarmos as decisões necessárias. Sendo assim usando os três sistemas SPT, SIG e SIE podemos concluir que atingimos todos os níveis de informações.
    Ana Paula guedes Marcolino - 201301794295
    Aline Meireles dos Santos - 201301000371

    ResponderExcluir
  18. Podemos implementar um sistema de interação, estabelecendo um equilíbrio entre o fornecimento e a demanda dessa informação. Como por exemplo, o Sistema de Apoio a Decisão (SAD), que fornece suporte interativo e direto (computacional) aos gestores durante o processo de decisão. Fazendo com que não se perca nenhuma informação desde o nível operacional até o estratégico, agregando conhecimento para a melhor tomada de decisão.

    Thaynara Almeida 201301228168
    Flavia da Silva Conceição Paradela 201002086264

    ResponderExcluir
  19. Primeiramente, antes de pensar em restabelecer a conexão, deve se questionar se em algum momento essa conexão foi estabelecida. Mediante a essa resposta , torna-se necessário analisar listar todas as necessidades da empresa. Com esses dois pontos resolvidos, a empresa deve então verificar de que maneira o sistema de informação já implementado na empresa pode auxiliar verdadeiramente nas necessidades cotidiana, haja vista que grandes empresas não funcionariam com sistemas para empresas de pequeno porte. Como todos esses tópicos analisados, não deve esquecer do principal, "implementar" nas pessoas integrantes da organização a necessidades e facilidades que um sistema de informação utilizado da maneira correta pode proporcionar.
    ALUNAS: JESSICA EZEQUIEL DA SILVA 201301226441
    MARCELA SOUZA DOS SANTOS 201301210374

    ResponderExcluir
  20. O sistema de inf. é de suma importância para controlar, dirigir, organizar e planejar e tendo como seu elemento principal a informação, e para a tomada de decisões deve-se sempre escutar, e conhecer o "mercado". Sendo assim, cada setor de uma empresa tem sua forma de coletar seus dados, porém, todos são altamente interligados de alguma forma. Ajudando no desempenho, crescimento da empresa.

    Gabriella B Santana 2016301507822
    Thamires Cordeiro Cabral

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Utilizando o SAD (sistema de apoio à decisão), que fornece suporte interativo e direto aos gestores durante a tomada de decisão. Estabelecendo, assim, uma conexão entre o sistema de informação e a tomada de decisões.

    ResponderExcluir
  24. -De que forma podemos restabelecer a conexão entre sistemas de informação e tomada de decisões?

    Sistemas de Informação - Um sistema de Informação (sigla SI) representa o conjunto dos elementos que participam na gestão, tratamento, transporte e divulgação da informação na organização.

    Tomada de decisão - A tomada de decisão é um processo responsável pela escolha da melhor solução para um problema ou oportunidade. Dependendo do contexto, o processo decisório é considerado difícil e uma vez feito poderá ocasionar em consequências positivas ou negativas.

    Ou seja, os sistemas de informação elaboram relatórios, resumos das transações e atividades da organização para facilitar a análise das tarefas exercidas ajudando na tomada de decisões.

    http://br.ccm.net/contents/643-sistema-de-informacao

    http://www.okconcursos.com.br/apostilas/apostila-gratis/111-administracao-geral/162-tomada-de-decisao-nas-organizacoes#.VfAx6tJViko

    ResponderExcluir
  25. De que forma podemos restabelecer a conexão entre sistemas de informação e tomada de decisões?

    Primeiramente não existe tomada de decisão sem informações sobre determinado assunto, a empresa pode ser dividida em vários sistemas de informações contanto que esses sistemas possam ser realmente necessários e fornecerem as informações mais importantes.
    O fato de haver vários sistemas ainda dá ao gestor uma ferramenta a mais para que ele possa analisar a situação e assim tomar decisões conscientes, com maior segurança dando suporte e controle ao gestor para que futuras escolhas sejam positivas em todos os níveis necessários.

    Victor Matheus da R. C. T de Mello 201301818208

    Yohan Narcizo Frisso 201301001538

    ResponderExcluir
  26. Objetiva fazer uma analise coletando dados e assim tratar e gerenciar, apoiando as decisões para a tomada de decisão.
    As informações dão base para a tomada de decisão.

    Carla Alves 201202117724
    Kamilla Sales Duarte 201202208444

    ResponderExcluir
  27. Sistemas de informação é importante para ajudar a planejar com estratégias específicas, sendo que os principais fatores para isso são :
    -Informação
    -Tecnologia

    A tomada de decisão refere-se à conversão das informações em ação. Portanto, decisão é uma ação tomada com base na analise de informações.

    http://propi.ifto.edu.br/ocs/index.php/connepi/vii/paper/viewFile/4473/2688

    ResponderExcluir
  28. Na administração a tomada de decisão é o processo pelo qual a empresa decide o rumo em que a empresa deve tomar.
    Qualquer decisão tomada pode levar ao sucesso ou fracasso da empresa; sendo assim, todo o processo deverá ser pesquisado, analisados e avaliados.

    ResponderExcluir
  29. Para restabelecer uma conexão é necessário o profissional ter o conhecimento do sistema da informação pois é uma ferramenta de suma importância para a empresa. Hoje em dia os profissionais tem que sempre se atualizar , aprimorar os sistemas empresariais para ter um foco maior na qualidade de vida da empresa .
    TATIANA CELIA FARIAS DA SILVA
    201301708585
    TURMA: Análise de sistema da informação

    ResponderExcluir
  30. Cabe ao gestor fazer reuniões, implementar na organização as tarefas que deveram ser realizadas, as metas que deveram cumpridas, além de tornar os funcionários participativos na tomada de decisão, mas antes de tudo isso é preciso ter comunicação! É necessário passar informações com coerência e coesão para se ter a compreensão, e assim obter respostas e resultados de tudo oque foi dito.

    ResponderExcluir
  31. O sistema de informação auxilia muito nas tomadas de decisões, ajuda no controle de operações e analise dos dados coletados, para que assim a instituição obtenha um melhor resultado. Com isso a empresa consegue detectar suas fraquezas e ameaças, dando um feedback em seus processos gerenciais.

    Alunas: Andressa Echkardte de Sousa - 201301787116
    Michelle da Penha Quirino - 201301363261

    ResponderExcluir
  32. De que forma podemos restabelecer a conexão entre sistemas de informação e tomada de
    decisões?

    A partir do século XXI, o mundo passou por uma transformação tecnológica muito expressiva e desde então as empresas estão continuamente se adaptando a esses processos para que a tomada de decisões não afete negativamente a situação da organização. O sistema de informação é um desses sistemas que vem sendo progressivamente adaptados. O que deve ser feito para restabelecer a conexão entre o sistema de informação e a tomada de decisão é buscar maior segurança, conhecimento, domínio nos processos a serem implantados pelos gestores pois, este é um importante instrumento e imprescindível para solução do negócio visto que o mesmo, contribui para melhorar os resultados e /ou direcionar o rumo que a organização deverá seguir. Essa conexão se dá através do: controle, interação, comunicação, produtividade, qualidade, otimização e redução de custos mas, outros fatores relevantes devem ser levados em consideração como por exemplo: a cultura organizacional, tempo de aprendizagem, resistência a mudanças, treinamento, custo de implantação, o comprometimento da alta gerência perante a implantação, enfim aspectos que são relevantes para que haja sucesso nos procedimentos envolvidos.

    ResponderExcluir
  33. O sistema de informação pode ser uma ferramenta muito importante no momento da tomada de decisão, mais para isso aconteça os gestores tem que ter conhecimento geral , tanto do sistema implantado e como essas informações poderão ser utilizada no momento da tomada de decisão, acredito que não adianta investir muito em um sistema que não será utilizado completamente .

    ResponderExcluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  35. Para que haja uma tomada decisão eficiente é preciso uma informação eficiente.
    Quando no texto é dito “Perdemos a conexão entre o fornecimento da informação e a demanda por ela para tomada de decisões." quer dizer que ele perdeu a informação, e não houve um processamento das informações geradas, ele não poderia baseia-se em dados numéricos, mas gerir essa informação para saber qual a melhor decisão tomar.
    Em 2002 tomar decisões era o objetivo para a implementação do sistema; mas como ele poderia saber que a decisão estava correta? E depois que implementasse o sistema, será que resolveria? Será que o sistema iria ser efetivo de acordo com a decisão tomada?
    Já nos dias de hoje o sistema de informação tem sua importância para que as decisões sejam tomadas, onde através das informações geradas tenha-se a certeza de uma decisão efetiva.··.

    ResponderExcluir
  36. Alunos: Wagner Luís de Castilho Mat: 201301612421
    João Vitor R. Duarte Mat: 201301236233

    Utilizando os dados contidos no sistema de informações criamos um link entre as informações e a gestão da empresa que por sua vez deixa de utilizar as informações apenas para controle, auxiliando assim na tomada de decisão pois todos dados para a tomada de decisão estão inseridos no sistema inclusive para comparações e análises para avaliação do efetivo resultado.

    ResponderExcluir
  37. O Sistema de Informação torna possível a tomada decisões com a melhor eficácia possível. Tudo que precisa ser analisado para que se obtenha sucesso na operação está diretamente ligado ao sistema que permite ao administrador ter esse feedback antes de tomar a decisão certa.
    Aluna: Eloá Conceição Soares

    ResponderExcluir
  38. Podemos restabelecer essa conexão, com a implantação de novos sistemas, que sejam eficiente com os seus recursos, gerando informações rápidas, precisas e úteis. Para que os seus usuários possam coletar essas informações e assim tomarem decisões corretas. Gerando um melhor resultado para a empresa.




    Amanda Chaves da Silva
    Juliana Ricette Pereira


    ResponderExcluir
  39. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  40. A recuperação da conexão entre Sistemas de Informação e Tomada de Decisões está no Gestor.
    O Gestor precisa saber quais dados ou informações são realmente necessárias para contribuição na tomada de decisão e não recebe-los aleatoriamente.
    Como obter essas informações e saber interpretar o resultado no relatórios produzidos pelo recurso tecnológico é o diferencial.
    Vale lembrar que o Gestor precisa conhecer a sua empresa afim de usar os recursos de TI alinhados com o plano empresarial e os processos de negócios de forma que possa servir a empresa de acordo com os recurso que possui.

    Helen de Souza 201301268161

    ResponderExcluir

 

Charles Maquiavel

"Não há nada mais difícil do que se ter em mãos algo novo, nem nada mais perigoso do que conduzir por caminhos inéditos, ou incertos quanto ao sucesso, ao se tomar a dianteira na introdução de uma nova ordem das coisas."

Martha Gabriel

"Sábios nos encantam e estúpidos nos cansam. Os meios digitais apenas ampliaram o poder de ambos, mas a escolha de quem ouvir ainda é nossa."

Sou + vc na Estácio

A Universidade Estácio de Sá está com matriculas abertas para nosso próximo semestre 2016.3 EAD. Oferece 25% de desconto durante todo o primeiro semestre letivo. Não perca essa oportunidade!
Aproveite uma degustação, diversos cursos livres e grátis. Basta acessar o link: http://experimenteseusonho.com.br/Portal/Modules/Login/
 
Blogger Templates