quarta-feira, 28 de outubro de 2015

GST0070 - Estudo de Caso

Detecção de Fraude e Prevenção Utilizando Inteligência Artificial
Fragmento de texto retirado do artigo, publicado por André Sandri

Detecção e Prevenção de Fraudes

Se, logo após de você utilizar seu cartão bancário, o banco telefonar para você confirmando a transação, isso é por que cada vez mais estas instituições estão utilizando a inteligência artificial para detectar fraudes.

Conforme PRESSLER, fraudes em cartões de crédito custam para a indústria cerca de um bilhão de dólares por ano, ou sete centavos de cada 100 dólares gastos no cartão de plástico. Mas isto está diminuindo significativamente desde a década passada devido à tecnologia que consegue identificar padrões incomuns de gastos. (PRESSLER, 2002)

As transações com cartão de crédito através da Internet são consideradas pelos bancos e administradoras como CNP - Cartão Não Presente (COELHO, RAITTZ, TREZUB, 2006). Como não há a assinatura do comprador para validar a compra neste tipo de transação, a responsabilidade pela transação é do lojista e não do banco emissor ou da administradora do cartão. As fraudes com cartão de crédito podem ocasionar prejuízos para o comerciante bem como podem levar ao cancelamento do convênio do estabelecimento com as administradoras de cartão.

Estes prejuízos, por ocasião de fraudes, não são limitados apenas a bancos e administradoras de cartões de crédito. Conforme GRAHAM-ROWE, mais de 15.000 telefones portáteis são roubados a cada mês na Inglaterra. De acordo com a empresa sueca Ericsson, fabricante de telefones celulares, o uso fraudulento de celulares roubados significa uma perda entre dois a cinco por cento das receitas das operadoras. (GRAHAM-ROWE, 2001)

Os custos com fraudes para um estabelecimento incluem (COELHO, RAITTZ, TREZUB, 2006):

Perda de mercadorias;
Perda com taxas bancárias, frete e embalagem;
Risco de cancelamento do contrato com as administradoras dos cartões;
Taxa de desconto maior no contrato com as administradoras;
Perda de faturamento pela rejeição de pedidos;
Custo elevado de uma equipe de análise de risco;
Perda de confiança do cliente;
Perda do cliente por insatisfação (demora e incômodo).

Fraudes em cartões de crédito diminuíram na Inglaterra pela primeira vez após uma década, isso no ano de 2004, de acordo com uma pesquisa da APACS - Association of Payment Clearing Services (YOUNG, 2004). A queda deve-se ao crescente uso de redes neurais que têm a habilidade de detectar comportamentos fraudulentos através da análise das transações seguidas de um alerta da atividade suspeita para uma equipe em prontidão.

As técnicas mais utilizadas para a detecção de fraude que utilizam técnicas de inteligência artificial em grandes volumes de dados são:
Data Warehouse e Data Mining: são técnicas avançadas de análise de dados através de técnicas e métodos estatísticos, onde algumas destas técnicas podem utilizar algoritmos de inteligência artificial, utilizando refinamentos sucessivos a partir de dados de alto nível descendo a níveis de detalhes cada vez maiores para uma análise interativa. Através destas técnicas podem-se descobrir novos padrões de fraude e tipos e fraudes existentes ainda desconhecidas. 

Pontuação através de Redes Neurais: para cada novo caso de fraude, o sistema calcula um valor de pontuação conforme sua similaridade com um padrão conhecido. Atualmente é a técnica mais utilizada, pois oferece melhores resultados.
Muitas aplicações comerciais consideradas críticas estão começando a avaliar a utilização de inteligência artificial para imitar as habilidades humanas, visando presumir qual atividade é normal e qual não é.

Para a detecção de fraude em âmbito financeiro é utilizada freqüentemente a técnica de inteligência artificial chamada de pontuação através de redes neurais, que é uma tecnologia que imita o funcionamento de um cérebro humano de forma que computadores possam aprender e tomar decisões de forma semelhante á dos humanos. Redes neurais utilizam um conjunto de elementos de processamento, ou nodos, que são modelados conforme neurônios do cérebro. Estas redes podem então aprender a partir da experiência, forma semelhante utilizada pelos seres humanos.

Conforme BIGELOW, as técnicas de redes neurais começam a partir da análise em um banco de dados, utilizando métodos sistemáticos para identificar características, tendências e padrões dos dados (BIGELOW, 2002). Estas características podem ser utilizadas para analisar dados atuais e adivinhar se a transação é legítima ou não.

Conforme exemplificado por BIGELOW, nos casos de fraude em cartões de créditos, por exemplo, um cartão de crédito roubado é normalmente utilizado em uma compra de valor pequeno em um posto de combustível logo após seu roubo ou furto para determinar se o cartão está ainda ativo. Em seguida, é utilizado na tentativa de compra de joalheria ou outro produto com valor maior. Estes padrões de transações ilícitas são automaticamente detectados nestes sistemas caso a rede neural for treinada para reconhecer estes tipos de situações.

Conforme (ANDREATTO, 1999), a função básica de cada neurônio é:

Avaliar todos os valores de entrada;
Calcular o total combinado dos valores de entrada;
Comparar o valor total com um valor limiar;
Determinar qual será a saída do neurônio.


Cada neurônio participa de uma rede formada para o cálculo progressivo do valor final da pontuação referente à probabilidade de fraude conforme os valores (pesos) de cada neurônio. Os valores de pesos de cada neurônio são determinados a partir de treinamentos iterativos da rede neural. Na ilustração abaixo é apresentado um exemplo da hierarquia de uma rede neural.

24 comentários:

  1. Achei muito interessante a metade do estudo que li. Apesar de este ser um assunto frequente em nossas aulas quando falamos em tecnologias e sistemas de segurança, neste estudo de caso fez sentido o motivo de utilizá los .
    A diminuição do número de fraudes é significativo e mostra que este sistema, apesar de precisar de alguns ajustes, funciona.
    Com este estudo de caso percebemos a importancia da criação de programas que armazenem dados como o Data Warehouse para ajudar e facilitar nossas vidas.

    ResponderExcluir
  2. Achei muito interessante a metade do estudo que li. Apesar de este ser um assunto frequente em nossas aulas quando falamos em tecnologias e sistemas de segurança, neste estudo de caso fez sentido o motivo de utilizá los .
    A diminuição do número de fraudes é significativo e mostra que este sistema, apesar de precisar de alguns ajustes, funciona.
    Com este estudo de caso percebemos a importancia da criação de programas que armazenem dados como o Data Warehouse para ajudar e facilitar nossas vidas.

    ResponderExcluir
  3. As redes neurais são um sistema de neurônios interconectados que computam as entradas, informando qual é a saída que é esperada. redes neurais têm sido usadas para resolver uma grande variedade de tarefas que são difíceis de resolver .Os programadores estão competindo para criar sistemas mais rápidos, e que sejam faceis de enteder e utilizar, há uma necessidade de trazer sempre novas soluções para organizar os padrões de transações que são modificados sempre para evitar fraudes que contecem em todos os âmbitos.

    ResponderExcluir
  4. Atualmente estão utilizando a inteligência artificial para detectar fraudes na internet, telecomunicações, em bancos, e em âmbitos financeiros.
    O que mais tem ocorrido são fraudes de cartões de credito, causando muitos prejuízos para os comerciantes, perda de mercadoria, perda de frete, cancelamento de contratos, rejeição de pedidos e por fim perca de clientes.
    Por isso muitas empresas agora estão utilizando a tecnologia chamada Warehouse - Um sistema que detecta, e evita diversos fraudes.
    E as Redes Neurais que além de avaliar, faz a comparação de dados, verificando se as informações são verdadeiras ou não, ou se teve algum tipo de desvio...

    ResponderExcluir
  5. Observa-se através das informações do presente do estudo de caso que a busca simultânea pela qualidade de serviço, satisfação do cliente e custo operacional a cada dia implanta-se novas tecnologias evolutivas para alcançar a tomada de decisão adequada as necessidades organizacionais, porém essa implantação deve ser feita com muito cuidado pois de forma imprópria pode levar a sérias complicações organizacionais.
    Helen de Souza 201301268161
    Indiamara Rodrigues de Oliveira 201301265845

    ResponderExcluir
  6. É notório relatar que o presente artigo nos mostra como é importante a utilização da inteligente artificial para a detecção e prevenção de fraudes nos cartões de crédito, onde imita a capacidade neural dos seres humanos no intuito de mostrar anormalidades causadas por os usuários dos cartões de crédito.

    ResponderExcluir
  7. Com os avanços tecnológicos, surgiram também as fraudes praticadas no mercado financeiro, a fim de identificar e prevenir esses tipos de incidentes, as empresas investem em sistemas de segurança da informação onde é utilizada a inteligência artificial. As técnicas mais utilizadas para a detecção de fraude que utilizam técnicas de inteligência artificial em grandes volumes de dados são: Data Warehouse e Data Mining: são técnicas avançadas.
    Temos dois exemplos: Tem uma empresa bancária que inovou em seu processo de segurança: ao realizar uma transação bancária além de informar as senhas também é enviado um código para o celular do titular da conta para confirmar a transação.
    Como forma de manter os clientes sempre alerta, as empresas de cartões de crédito, enviam sempre informações que não solicita dados pessoais, senhas, números de cartões, CPF, RG ou quaisquer outras informações sigilosas por e-mails ou contato telefônico. Visto que nos últimos meses uma equipe de especialistas em segurança da informação, de uma empresa de cartões de crédito, identificou um novo tipo de FRAUDE. Como esta empresa, outras também estão sempre inovando e investindo na utilização da inteligência artificial para dificultar essas fraudes.

    ResponderExcluir
  8. A inteligência artificial é muito importante na detecção de fraudes, pois através dela foi possível ser criado diversos programas para prevenir e consequentemente combater os fraudes em cartões de crédito.
    a) Lynx: o Lynx é uma ferramenta preventiva baseada em sistema neural de alta tecnologia desenvolvido pela VisaNet e disponibilizado para todos os Emissores da Bandeira Visa que desejarem trabalhar com esta ferramenta.
    O Lynx pode detectar transações com risco de fraude no momento da venda, com alto grau de assertividade. Ao identificar uma transação de risco, o sistema alerta o banco emissor, que poderá recusar a transação e/ou tomar ações preventivas (como, por exemplo, contatar o portador do cartão com o objetivo de confirmar a veracidade da compra, caso isto não seja possível, o emissor poderá efetuar o bloqueio do cartão até a confirmação da compra pelo portador).
    O sistema Lynx, em caso de suspeita, transmite ao banco emissor um alerta com pontuação de 1% a 100% para indicar a possibilidade de a operação ser fraudulenta, tendo em conta o conhecimento dos hábitos de utilização daquele cartão”.
    Características:
    • Monitoração perene junto à rede afiliada, identificando regiões ou estabelecimento com padrão suspeito;
    • Possibilita o acompanhamento da VisaNet aos seus estabelecimentos afiliados, através de ações, onde os funcionários da VisaNet tentam realizar vendas fora dos padrões de segurança para validar o comportamento dos lojistas, aqueles que não seguem as regras estabelecidas são orientados ou até mesmo encaminhados para treinamentos específicos. Os estabelecimentos recorrentes são advertidos ou até mesmo descredenciados.
    • Possui o programa AIS de Segurança da Informação, que permite aos estabelecimentos e processadores de pagamento melhorar suas medidas de proteção de dados, protegendo as informações dos portadores de cartão.
    b) Falcon: Conforme Sun Microsystems (2008), o Falcon é uma ferramenta preventiva, cujo sistema é baseado em tecnologia de redes neurais desenvolvido pela HNC, um software que possui uma enorme agilidade de seus procedimentos de detecção. O Falcon permite que em apenas dois ou três minutos após o uso do cartão, o especialista em detecção de fraude conseguem analisar com precisão as transações passíveis de fraude, caso a suspeita de fraude seja confirmada, o Falcon irá interromper o processo de compra imediatamente, além da suspensão do processo de compra, pode-se também interceptar o fraudador. Esse sistema é um dos mecanismos mais importantes da plataforma de prevenção a fraudes do Cartão Unibanco

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. A inteligência Artificial está ligada a definição de conhecimento, como tecnologia primordial para o futuro, trazendo benefícios imediatos para a sociedade.

    ResponderExcluir
  12. Baseado no que lemos no estudo de caso, as informações que buscam melhoria para detecção e prevenção de fraudes no cartão de crédito através do sistema de inteligência artificial, achamos a implantação e o uso do sistema bem válido. Porque o que mais tem ocorrido são fraudes de cartões de crédito, causando prejuízo para comerciantes. E as redes neurais que além de avaliar, faz a comparação de dados, verificando se as informações e transações são verdadeiras ou não. Claro que ainda tem que haver algumas melhoras, ser mais eficaz para que traga mais satisfação tanto para o cliente, quanto para o comerciante.
    Alunas: Cíntia Rodrigues
    Renata Granja.

    ResponderExcluir
  13. Boa noite. Trabalho em uma instituição financeira, e ultimamente tenho observado que com a evolução tecnológica tem aumentado significativamente os bloqueios em conta de clientes. Os sistemas monitoram constantemente as contas dos clientes e quando observam que há alguma irregularidade ou o cliente não costuma fazer aquela operação ele bloqueia os valores ou a conta até o cliente comparecer a agencia para confirmar a autenticidade. Com esses avanços tecnológicos tem diminuído o numero de fraudes e de perdas para as instituições financeiras.

    ResponderExcluir
  14. A inteligência virtual pode ser uma faca de 2 gumes, pois se usada de maneira correta ela pode gerar muitos avanços para a qualidade de vida, mas pode também ser usada com uma arma de destruição em massa . Poderemos ter maquinas que fariam cirurgias precisas a ponto de não precisar de intervenção humana, ou carros inteligentes que poderiam ir sozinhos buscar nossos filhos na escola, sistemas capazes de eliminar filas nos caixas de supermercados através de leitura me microchips nos produtos. Mas da mesma forma com essa tecnologia pode se criar armas mais eficientes na hora de matar, bombas inteligentes capazes de se mover atrás de alvos pre determinados, robôs com os tais “protocolos para matar” que são usados para fazer incursões em áreas de riscos eliminando alvos humanos se necessário.
    Tudo e uma questão de como essa oportunidade será usada, para o mau ou para o bem, para facilitar nossas vidas ou acabar com elas.
    Joao vitor - 201301236233

    ResponderExcluir
  15. Entendemos que as compras crescendo com cartão de crédito as empresas estão utilizando cada vez mais ferramentas para identificar fraudes, uma dessas técnicas é ligação para o cliente para confirmar os dados e a outra é o bloqueio do cartão até que você confirme a autenticidade dos seus dados, provando que é você mesmo que está efetuando a compra. Esse tipo de controle evita a perda com frete, embalagens, taxas bancárias, mercadorias e custo elevado de uma equipe de análise de risco por parte dos logistas.
    Ana Paula Guedes - 201301794295
    Aline Meireles - 201301000371

    ResponderExcluir
  16. Muitas operadoras de cartões de créditos estão fazendo uso de sistemas de inteligência artificial para inibiar as fraudes.

    Com a utilização de redes neurais que se baseiam em análises de bancos de dados para identificar um padrão e assim definir

    se uma transaçã é legítima ou vítima de fraude.

    A FCONTROL®, empresa especialistas em sistema inteligente para detectção de fraudes em operações de comécio eletrônico

    apresenta alguns módulos tecnológicos para a prevenção de fraudes:

    - rede neuro-nebulosa e pontuação de risco: rápida adaptação de novos padrões de fraude e retorno imediato.

    - lista branca / negra: verificação em uma lista negra, composta por as denúncias de todas as lojas virtuais participantes do consórcio FControl®,

    aumentando o poder de detecção de fraudes e evitando que um mesmo fraudador cause prejuízos a vários

    estabelecimentos.

    - regras de negócio: disponibilização de um método para definir, testar e aplicar regras para prevenção de fraudes

    que se enquadram nas políticas da empresa.

    - travas de segurança: monitoração que automatica que detectam as atividades suspeitas na utilização de dados,

    tais como telefone, CEP, endereço, endereço de IP.

    - sistema especialista: substitui a necessidade de um humano na análise dos pedidos, liberando seus funcionários para

    outras atividades.

    - módulo de gerenciamento de pedidos de risco: interface de administração de fraudes integrada que permite que

    funcionários gerenciem os pedidos de risco e tomem decisões rapidamente.

    Daniele Roos Araujo da Silva - 201301225223

    ResponderExcluir
  17. Ultimamente a detecção de fraude em âmbito financeiro é utilizada frequentemente a técnica de inteligência artificial chamada de pontuação através de redes neurais, que é uma tecnologia que imita o funcionamento de um cérebro humano de forma que computadores possam aprender e tomar decisões de forma semelhante a dos humanos.

    A diminuição do número de fraudes é significativo e mostra que este sistema, apesar de precisar de alguns ajustes, funciona.

    Patricia - 201001060351
    Marcos Paulo - 201001409281

    ResponderExcluir
  18. ALUNAS : JESSICA EZEQUIEL DA SILVA 201301226441
    THAMIRES CORDEIRO CABRAL 201301434973
    A tecnologia é uma necessidade absoluta, ela responde a maioria dos problemas da humanidade. Ela orienta, facilita e apresenta soluções para muitos problemas, como foi visto no estudo de caso a questão da inteligência artificial. Ela é utilizada para detectar fraudes através de Sistemas de Redes Neurais, que os mais usados são : Data Warehouse e Data mining.
    A inteligência artificial em alguns casos funciona com a lógica simples.
    Ex: Se a pergunta for “a” a resposta é “b”. Em casos mais complexos como o estudo de redes neurais o sistema tenta reproduzir o funcionamento dos neurônios humanos em que combina as informações obtidas de uma célula a outra com dados até chegar uma solução.

    ResponderExcluir
  19. As redes neurais são utilizadas para criar sistemas de inteligência artificial, uma rede neural consegue aprender qualquer função que uma pessoa possa saber e não há limites para a quantidade de informação que ela possa processar. Cada vez mais a inteligência artificial vem tomando espaço. Para detecção de fraudes os sistemas bancários utilizam de softwares com redes neurais que reconhecem o comportamento de quem utiliza o cartão monitorando-o em tempo real ou analisando o histórico para uma melhor detecção da rede neural. Para tentar diminuir essas fraudes empresas compram ou alugam esses softwares das empresas especializadas. Os sistemas de inteligência artificial também visam avaliar transações on-line da e via telefone. É esperado que as redes neurais possam ser substituídas ou complementadas por sistemas que imitam outros padrões biológicos.

    ResponderExcluir

  20. Com o avanço da tecnologia e possível hoje até mesmo em se falar de inteligência artificial que já começa a dar seus primeiros passos e inicialmente já tem trazido grande contribuição para a sociedade, exemplo disso é o emprego desta tecnologia na prevenção de fraudes com cartões de crédito que hoje são as mais comuns.
    Funciona da seguinte forma um sistema neural baseado em dados de compras anteriores e comportamentos avalia o perfil da compra através de um padrão pré- determinado quando a transação sai fora deste perfil de compra do comprador o sistema emiti um alerta para uma central de plantão que entra em contato com dono cartão para confirmar a compra.
    A ideia é que o sistema conheça o comportamento do consumidor para assim traçar um perfil.


    ResponderExcluir
  21. O fato de comparação e da imitação com o cérebro humano já é um grande desafio para a tecnologia. As Redes Neurais são extremamente importantes para qualquer tipo de relação do ser humano com o intelectual, o fato de gerar informações e utilizar disso para identificação das fraudes é genial, pois através desse tipo de sistema, pode-se ter uma confiabilidade no mundo das tecnologias. O usuário do cartão de crédito se sentem muito mais seguros para a utilização do seu cartão, pois sendo identificadas essas fraudes, aumenta o nível de satisfação desses clientes.

    Nathalia Moura, Luis Fellipe Malvão Silva 201308046601

    ResponderExcluir
  22. Com a inteligência Artificial, temos mais seguranças para efetuar transações online, porque tem como vantagem o uso das redes neurais, que podem ser implementadas em arquiteturas paralelas, elas também podem ajusta-se mediante algoritmos de aprendizagem.
    Essa forma de detectar o perfil dos fraudadores através dos tipos de compras é muito bom para nossa segurança, além de evitar grandes prejuízos para as empresas.

    Amanda Chaves da Silva 201301790443
    Juliana Ricette Pereira 201301882331

    ResponderExcluir
  23. Detecção e Prevenção de Fraudes
    O uso dos cartões de crédito quando realizamos uma compra através da internet deveria ser mais controlada, de acordo com o valor das compras, pois a facilidade oferecida pela empresa fornecedora do produto, querendo vender a sua marca, não quer saber se quem está comprando vai pagar mesmo ou não.
    Para detectar fraudes, o uso da tecnologia da informação é de grande valia. Uma vez que auxilia a empresa a traçar um histórico do usuário. Pois quando ocorre uma compra que não de costume, a empresa gera mecanismo para saber se não está ocorrendo fraude.
    Cada vez mais as empresas têm investindo em segurança. Pois se ocorrer à fraude, a empresa terá que arcar com as despesas para tal ocorrido.
    A inteligência artificial é uma boa aliada nessa questão, onde tem como objetivo usar sistemas que simulam os cinco sentidos.
    Quanto maior é o investimento em segurança, maiores são os estudos para que não ocorram o risco de ocorrer crimes virtuais. E quanto maior for a segurança de uma loja, maior será a confiança do cliente em efetuar transações.
    Mariane Ramos de Souza Lima. 2011.0204408-3
    Penha Aparecida Vieira de Andrade. 2012.0176784-9


    ResponderExcluir
  24. Observa-se através das informações do estudo de caso que cada vez mais as instituições estão utilizando a inteligência artificial para detectar fraudes, estes prejuízos por fraudes não são limitados apenas a bancos e administradores. A fraude em cartões de crédito vem diminuindo cada vez mais, isso deve-se ao uso crescente de redes neurais que têm a habilidade de detectar comportamentos fraudulentos através da análise das transações seguidas de um alerta da atividade suspeita para uma equipe em prontidão.

    ResponderExcluir

 

Charles Maquiavel

"Não há nada mais difícil do que se ter em mãos algo novo, nem nada mais perigoso do que conduzir por caminhos inéditos, ou incertos quanto ao sucesso, ao se tomar a dianteira na introdução de uma nova ordem das coisas."

Martha Gabriel

"Sábios nos encantam e estúpidos nos cansam. Os meios digitais apenas ampliaram o poder de ambos, mas a escolha de quem ouvir ainda é nossa."

Sou + vc na Estácio

A Universidade Estácio de Sá está com matriculas abertas para nosso próximo semestre 2016.3 EAD. Oferece 25% de desconto durante todo o primeiro semestre letivo. Não perca essa oportunidade!
Aproveite uma degustação, diversos cursos livres e grátis. Basta acessar o link: http://experimenteseusonho.com.br/Portal/Modules/Login/
 
Blogger Templates