quarta-feira, 11 de novembro de 2015

GST0070 Governança de Tecnologia da Informação (TI): Estudos de Caso


Para o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), Governança 
Corporativa :

"é o sistema pelo qual as sociedades (empresas) são dirigidas e monitoradas, envolvendo os relacionamentos entre acionistas/cotistas, conselho e administração, diretoria, auditoria independente e conselho fiscal. As boas práticas de governança corporativa têm a finalidade de aumentar o valor da sociedade, facilitar seu acesso ao capital e contribuir para a sua perenidade."

Assim sendo, temos alguns Estudos de Casos onde identificamos quem toma as decisões e quais os processos pelas quais essas decisões são tomadas.

Caso 1 - Governança de Tecnologia da Informação Um Estudo em Empresas Brasileiras.
Caso 2 - GOVERNANÇA DE TI NO SETOR PÚBLICO – CASO DATAPREV.
Caso 3 - IMPLANTAÇÃO DA GOVERNANÇA DE TI UM CASO NO SETOR FINANCEIRO BRASILEIRO.
Caso 4 - IMPLANTANDO A GOVERNANÇA DE TI ESTUDO DE CASO DE UMA OPERADORA DE PLANOS DE SAUDE.

11 comentários:

  1. Governança de TI, conforme o RNP, está relacionada ao desenvolvimento de um conjunto estruturado de competências e habilidades estratégicas para profissionais de TI responsáveis pelo planejamento, implantação, controle e monitoramento de programas e projetos de governança, requisito fundamental para as organizações, seja sob os aspectos operacionais, seja sob suas implicações legais.
    Meu entendimento: Governança de ti é um conjunto estruturado de politica ,normas procedimentos destinados a alta administração e aos executivos de alta direção planejamento e controle. O sistema TI facilita a instituição a fiscalizar e manter as normas.Um exemplo prático de mecanismo de governança de TI é o estabelecimento de um processo transparente de tomada de decisão sobre a priorização de grandes demandas de TI. Tal processo é necessário para garantir que as ações de TI estejam alinhadas com os objetivos institucionais e para garantir que as demandas que tenham maior impacto nesses objetivos tenham atendimento prioritário. Esta é uma decisão que não cabe às unidades de TI (embora devam sempre opinar). Portanto, o estabelecimento desse processo, os participantes e suas competências é uma iniciativa de governança de TI a ser liderada pela alta administração..

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  2. IMPLANTAÇÃO DA GOVERNANÇA DE TI UM CASO NO SETOR FINANCEIRO BRASILEIRO

    Este estudo de caso analisou a implantação da Governança da Tecnologia da Informação (GTI) em uma instituição financeira brasileira. (Banco)
    Foi feita uma pesquisa de caráter qualitativo e exploratório, onde foram coletados dados através de análise documental e observação dos participantes.Por cerca de três anos instituição analisada (Banco) implantou um modelo de GTI (Governança de Tecnologia da Informação), dividindo-a em três fases:
    1ª fase- Iniciou-se em 2006, com foco na definição e posicionamento da estrutura organizacional.
    2ª fase - Iniciou-se em 2007 , com foco na revisão dos papeis e melhorias do processos gerenciais
    3ª fase- Iniciou-se em 2008, com foco na revisão e melhoria nos processos gerenciais.
    Os pricipais resultados obtidos foram:
    O Banco adotou modelos reconhecidos e os adotou a pratica de gestão para o serviço deTI
    Melhoria dos processos e alinhamento de TI ao negócio
    Ampliação do poder de decisão em investimentos em TI.
    Através dos resultados obtidos concluiu-se que: proporcionaram maior retorno de investimentos os projetos implantados, e elevaram o nível de maturidade da organização, confirmado por consultoria externa.

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  3. CASO 3
    Com a instalação da governança da tecnologia da informação houve os seguintes resultados, a organização incluiu modelos consagrados no mercado como associados as boas práticas de gestão, como o COBIT para modelo de gestão de tecnologia da informação e o ITIL V.3 para os serviços de TI, melhoria nos processos de gestão de TI e no alinhamento de TI ao negócio, melhoria na qualidade da gestão de projetos, com melhor critério na priorização feita por meio de um Comitê Executivos de Projetos , e a ampliação do poder de decisão em investimentos compartilhados entre diretoria de TI e demais áreas de negócios.
    ANDRESSA ECHKARDTE 201301787116
    HELEN DE SOUZA 201301268161
    INDIAMARA R DE OLIVEIRA 201301265845

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  4. Este comentário foi removido pelo autor.

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  5. CASO 3
    A boa Gestão Corporativa (GC) contribui para um desenvolvimento econômico onde se recomenda que haja alinhamento dos interesses da organização por parte dos envolvidos, gestores, acionistas, executivos para que cada parte envolvida contribua com melhorias no desempenho das empresas, agregando valor a organização. Por outro lado, uma gestão eficiente, inclui infraestrutura, demandam investimentos maiores, como a contratação de profissionais especializados, sistemas especialistas. As melhorias em TI devem ser baseadas na necessidade do negócio. O principal objetivo da GC é manter o foco na transparência de sua atuação, na disciplina financeira, com forte controle dos riscos operacionais, dos controles internos e no alinhamento de interesses entre os acionistas e administradores. A Governança Corporativa compreende um conjunto de ferramentas de gestão responsável que deve ser abordada de forma pró-ativa visando à integração contínua dos grupos de interesse naquilo que caracteriza a organização desde a sua fundação: a transparência. Através da transparência, criar um ambiente pródigo de sustentabilidade dos negócios, de análise de desempenho, de preservação de reputação, de redução de riscos, de projeção de investimentos e de abertura de novos mercados.

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  6. AULA - 16/11/2015

    CASO 4:

    Governanças da TI

    Identificamos que a Governança de TI trabalha com os fatores que as motivam, tais como:
    a) Tornar a TI uma prestadora de serviços, ou seja, precisamos desenvolver o seu papel com eficácia;
    b) Gerar integração tecnológica, mantendo uma boa comunicação entre os envolvidos;
    c) Efetivar a segurança da informação, trabalhando com responsabilidade e autenticidade das informações;
    d) Gerenciar a dependência do negócio em relação ao TI, gerenciar uma boa administração nas partes envolvidas, como também em toda infraestrutura;
    e) Atender os marcos de regulação, atuar dentro das leis, acordos, etc. trazendo segurança, eficiência, podendo utilizar de auditórias;
    f) Atender adequadamente o ambiente de negócio, saber se a empresa responde as expectativas internas (funcionários) e externas (clientes).

    Dentro da Governança de TI, precisamos atender cinco pilares:
    1. Alinhamento estratégico: Alinhar os processos, tanto o plano de negócios como planejamento de TI;
    2. Agregação de valores: Benefícios do serviço ou do produto, garantindo um bom atendimento obtendo uma diminuição dos custos;
    3. Gerenciamento de recursos: saber utilizar e aplicar seus recursos sem desperdícios;
    4. Gerenciamento de riscos: Prevenção de riscos aliados à execução dos processos.
    5. Mensuração de desempenho: utilização de ferramentas para verificação dos processos, parametrização dos resultados.

    Quais decisões devem ser tomadas para garantir a gestão e o uso eficaz da TI?
    Essas decisões devem girar em torno do planejamento da infraestrutura, da atuação dos seus negócios e seus investimentos.
    Quem deve tomar estas decisões?
    Dentro de um nível hierárquico, os profissionais que atuam na área de gestão.
    Como estas decisões serão tomadas e monitoradas?
    Executando um planejamento através da delegação de funções, tendo acompanhamento com processo de fiscalização e supervisão, otimizando o objetivo do sistema.

    Conclusão

    Com a globalização, com o avanço tecnológico, o mercado está cada vez mais exigente, onde as empresas têm que se adequar às mudanças, para isso acontecer é necessário acompanhar a implantação de novos sistemas, fazendo com que se tornem vantagens competitivas. A organização que aplicar de forma adequada do TI, estará ganhando um posicionamento no mercado atual, avançando as demais empresas.

    PENHA A. V. DE ANDRADE - 201201767849
    RAPHAELA GOMES DA SILVA - 201301915777
    QUEDMA M. DE SOUZA - 201301762415
    RICARDO MANHÃES - 201301612766
    THAYNARA ALMEIDA - 201301228168

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  7. Governanças de Ti- 16/11/2015

    Com base nas últimas ocorrências de corrupção analisadas pela operação lava jato, observamos a falta de eficiência na governança corporativa nas empresas investigadas. Dentre as empresas citamos a Petrobras, uma empresa multinacional mas com uma governança corporativa sem efetividade e pouca utilizada na tomada de decisão.
    A área de TI deverá alinhas suas estratégias a estratégia do negócio, a mesma deverá fornecer estruturas organizacionais, implementar o sistema, medir o desempenho, fiscalizar os controles e reportar aos superiores para a tomada de decisão.
    A ausência do TI na Petrobras causou uma crise eminente e que modificou todos os seus processos e suas estratégias de negócio, alterando toda a sua estrutura organizacional.



    Nathália de Moura - 201308184621
    Luis Felipe Malvão - 201308046601
    Arimar Júnior - 201002084946
    Flavia da Silva Conceição - 201002086264
    Marcos Paulo - 201001409281
    Ulisses Menezess - 201202334971

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  8. A Governança do TI visa de uma maneira geral estabelece métricas,objetivos e regras de tal maneira que o gestor seja capaz de realizar a tomada de decisão. Ela deve ser vista como uma aliada da companhia para controlar, evitando fraudes, a fim de atingir seus objetivos gerenciais.
    Seja ela de maneira geral, especifica, ou mais restrita(ITIL, COBIT, PMBOK) de acordo com o retorno no investimento, o seu valor e os riscos associado.
    Com base no estudo de caso é possível perceber a necessidade de um organização previa para a implementação do processo de governança que apesar de ser longo e envolver fatores culturais e metodológicas trazem resultados,principalmente com o auxilio de ferramentas como os sistemas de governança( ITIL, PMBOK E COBIT) ETC.
    ALUNOS: JESSICA EZEQUIEL DA SILVA 201301226441
    JOÃO VITOR DUARTE 201301236233
    MARCELA SOUZA DOS SANTOS 201301210374
    THAMIRES CORDEIRO CABRAL 201301434973
    WAGNER LUIZ DE CASTILHO 201301612421

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  10. GOVERNANÇA DE TI- 16/11/15

    A implementação da TI é feita para que haja maior transparência dentro das empresas,deixando os Stakeholders mais tranquilos e confiantes em investir nesta empresa.
    Essas governanças da TI surgiram após escândalos em algumas empresas no início de 2002,que causaram quedas das ações nos EUA e nos principais mercados do mundo.Foi criada uma Lei,a SOX,criando padrões mais rígidos de auditoria e nova exigências no mescado de ações,objetivando inibir fraudes contábeis e obrigar os CEO´S e os diretores financeiros a assinarem asa demonstrações financeiras,certificando e atestando a eficácia dos procedimentos e controles internos da organização.
    Para a implementação dessa governança de TI ,necessita de uma abordagem qualitativa com uso de várias técnicas de coleta de dados e evidências,através de entrevista semi- estruturada,pesquisa documentadas e observação direta ,visando a avaliação da utilização,forma de implantação,erros e acertos.
    Nesse caso foi implantado na primeira fase os comitês da governança de TI e comitê de usuários chave.Um com papel estratégico e responsável pelo alinhamento de TI,responsável pelas decisões de investimento e divulgação de governança junto dos gestores da empresa;o o outro com finalidade mais tática e responsável pelo filtro e priorização dos projetos e manutenções urgentes.


    Alunos:
    Cintia Rodrigues 201301870358
    Renata Granja 201301628468
    Aline Meireles 201301000371
    Jeferson 201101151943
    Flávia Gomes 201303020912

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  11. EMPRESA: OPERADORA DE PLANOS DE SAÚDE ODONTOLÓGICOS
    -> UMA EMPRESA DE GRANDE PORTE.

    OBSERVAMOS QUE PARA IMPLANTAÇÃO DO PROJETO DE GESTÃO DA ÁREA DE TI, TRÊS GESTORES DA ÁREA DE TI PARTICIPARAM ATIVAMENTE DAS FASES DE IMPLANTAÇÃO DO PROJETO: O GERENTE, O COORDENADOR DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS E O COORDENADOR DE INFRAESTRUTURA.
    O PLANEJAMENTO PARA IMPLANTAÇÃO DO PROJETO BASEOU-SE EM 4 (QUATRO) PILARES (ESTRUTURA DE GESTÃO, GESTÃO DE PORTFÓLIO E PROJETOS, GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS DE TI E SISTEMAS E PROCESSOS). O PLANEJAMENTO LEVOU 3 (TRÊS) ANOS.
    PARA A GESTÃO DE PORTFÓLIO E PROJETOS, QUE É A FASE DA IMPLANTAÇÃO, BASEOU-SE NAS MELHORES PRÁTICAS DO PMBOK. HOUVE UM TREINAMENTO DOS GERENTES DO PROJETO NO PMBOK. A PARTIR DISSO, FOI IMPLANTADO UM PROGRAMA DE INCENTIVO À CERTIFICAÇÃO DOS GERENTES DE PROJETOS. ESPERA-SE QUE NO TERCEIRO ANO DE APLICAÇÃO DO PROJETO A CONQUISTA DE CERTIFICAÇÕES COMO PMP OU CAPM.
    NO TERCEIRO ANO DE APLICAÇÃO DO PROJETO, FOI APLICADO O GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS DE TI, E BASEOU-SE NAS MELHORES PRÁTICAS DO ITIL V3.
    AS ORGANIZAÇÕES PROCURAM APERFEIÇOAR SEUS PROCESSOS PARA JUSTIFICAR OS INVESTIMENTOS EM TI. PORQUE O VALOR GASTO É SIGNIFICATIVAMENTE IMPORTANTE, QUANTO AO VALOR GASTO PELAS OUTRAS ÁREAS.
    UMA OBSERVAÇÃO INTERESSANTE É QUE O BANCO CENTRAL DO BRASIL AUDITA AS ÁREAS DE TI DOS BANCOS ATRAVÉS DO COBIT, DESENVOLVIDO PELA ISACA. E O BC PUBLICOU EM JULHO/2006 A RESOLUÇÃO 3380, QUE DETERMINA QUE AS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS BRASILEIRAS DEVAM IMPLEMENTAR SUAS ESTRUTURAS DE GERENCIAMENTOS DE RISCOS OPERACIONAIS.

    ANDREZA DOS SANTOS - 201201392951
    ELOÁ CONCEIÇÃO SOARES - 201303033194
    JULIANA RICETTE PEREIRA - 201301882331
    MARCELA RIBEIRO QUEIROZ - 201301577707

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Charles Maquiavel

"Não há nada mais difícil do que se ter em mãos algo novo, nem nada mais perigoso do que conduzir por caminhos inéditos, ou incertos quanto ao sucesso, ao se tomar a dianteira na introdução de uma nova ordem das coisas."

Martha Gabriel

"Sábios nos encantam e estúpidos nos cansam. Os meios digitais apenas ampliaram o poder de ambos, mas a escolha de quem ouvir ainda é nossa."

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